Como o câncer de próstata é diagnosticado?

 

 

No início, o câncer de próstata não causa sintomas. À medida que o câncer cresce, você pode ter problemas para urinar. Alguns homens precisam urinar muitas vezes, especialmente à noite. Outros sofrem com ardência durante a micção, sangue na urina ou no sêmen, dor nas costas, quadris ou pelve e ejaculação dolorosa.

Para descobrir se esses sintomas são causados ​​por câncer de próstata, seu médico irá perguntar sobre seus problemas médicos passados ​​e o histórico médico da sua família. Ele ou ela irá realizar um exame físico. Durante o exame, seu médico colocará um dedo enluvado em seu reto para sentir sua próstata em áreas difíceis ou irregulares.

Seu médico também pode fazer um exame de sangue para verificar o nível de antígeno prostático específico (PSA). Os níveis de PSA podem ser elevados em homens com glândula prostática com câncer de próstata. Você também pode precisar de um exame de ultrassom que leve imagem da próstata.

Se os testes mostrarem que você pode ter câncer, seu médico irá confirmar isso com uma biópsia. Ele vai tirar pequenos pedaços da próstata para procurar células cancerosas. Seu médico pode querer fazer uma biópsia novamente para verificar novamente os resultados.

Como o câncer de próstata é tratado?

O tratamento para câncer de próstata depende se o câncer é em parte ou em toda a próstata ou se se espalhou para outras partes do corpo. Também depende da sua idade e da saúde geral.  Para o câncer que não se espalhou da próstata para outras partes do corpo, seu médico pode sugerir:

·      Se o câncer está crescendo devagar e não causando problemas, você pode decidir não tratá-lo imediatamente. Em vez disso, seu médico verificará regularmente as mudanças em sua condição.

·      O tipo mais comum de cirurgia para esse câncer remove a próstata inteira e alguns tecidos próximos. Tal como acontece com qualquer cirurgia, existem riscos. 

·      O tratamento de terapia de radiação usa a radiação para matar células cancerosas e encolher tumores. A radiação pode vir de uma máquina de raios-x ou de pequenas sementes radioativas colocadas dentro ou perto do tumor.

·      Os homens que possuem outros tratamentos como a terapia de radiação também podem ser tratados com drogas para impedir que o corpo faça testosterona. Isso é feito se parecer provável que o câncer volte. A terapia hormonal também pode ser usada para câncer de próstata que se espalhou além da próstata.

Como o câncer de próstata é diagnosticado?
Avalie este post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *