[spacer] [spacer]
Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.
[spacer] [mc4wp_form id="4890"] [spacer] Zapisz Zapisz

A importância da higiene na saúde sexual masculina

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

A importância da higiene na saúde sexual masculina

Higiene é assunto sério! E quando o tema é saúde sexual masculina, mais ainda.
A falta de higiene correta pode gerar uma série de problemas como infecções, assaduras e até mesmo câncer. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia, por ano, ocorrem cerca de mil amputações do órgão genital masculino. Isso porque, diferente do que acontece com as meninas, os meninos recebem menos orientações sobre a importância da higiene bem feita.

Um equívoco bastante comum quando o assunto é saúde sexual do homem, é ligar a saúde íntima masculina com sexualidade.  

Na maioria das vezes a saúde íntima masculina é associada apenas à sexualidade, o que é um grande equívoco. Se com as meninas, os cuidados e informações começam na primeira infância, tratamos o mesmo tema, com os meninos, de forma bem diferente, quase como se fosse um tabu.

O que todos precisam saber é que higiene é muito mais do que lavar as partes do corpo com água e sabonete, na hora de tomar banho.  Vamos falar um pouco mais dos cuidados necessários para manter a saúde em dia?

Higiene no banheiro
Desde cedo, ensinamos os meninos que depois de urinar é preciso balançar o pênis. Acontece que a urina é rica em amônia e um forte meio de cultura para bactérias. Portanto, o ideal para depois de fazer o xixi seria lavar a glande. No entanto, como sabemos que essa prática nem sempre é possível, a alternativa mais próxima disso seria ao menos, secar a glande. No caso dos meninos, uma boa opção é carregar lenços umedecidos para essa situação, lembrando que não é para deixar o órgão úmido, já que a umidade também é ótima para a proliferação de bactérias.

Higiene das mãos
As mãos precisam ser frequentemente lavadas porque sujas, são ótimas condutoras de infecções e doenças. No caso dos meninos, lavar as mãos antes de ir ao banheiro faz toda a diferença, já que eles mexem no pênis a cada vez que urinam. Depois de fazer xixi, deve-se lavar as mãos novamente.

Banho
Além de lavar o pênis com água e sabonete, os meninos e homens precisam estar atentos aos detalhes dos cuidados. É fundamental fazer a higiene correta puxando a pele para que a glande fique exposta e seja lavada também. Um detalhe importante é lavar toda a região até que o esmegma, aquela secreção esbranquiçada, seja totalmente retirada.

Relações sexuais
Depois das relações sexuais, mais cuidados: muita água e sabonete na região, mesmo com o uso de preservativo.

Roupas íntimas
As orientações com as roupas íntimas dos homens são as mesmas que as das mulheres. Prefira peças de algodão, pois elas absorvem mais o suor e permitem que a região respire, diminuindo bastante o risco de infecções por umidade. Outra orientação simples é evitar peças apertadas demais. Além disso, lavar as peças logo após tirá-las faz diferença. Quando deixamos roupas íntimas muitos dias para lavar, a higiene dessas torna-se mais difícil e elas podem inclusive, contaminar outras roupas.

Se você tem filhos em casa, oriente-os. Se você já é adulto e identificou que não está fazendo a higiene correta, comece a tomar os cuidados necessários. Cuidar da saúde sexual dos meninos deve acontecer desde a primeira infância.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×